O resultado da
auditoria nas ações da Secretaria de Educação do Acre (SEE), determinado pelo
governador Gladson Cameli para apurar eventuais irregularidades na gestão anterior
da pasta, será entregue pela Controladoria Geral do Estado aos órgãos de fiscalização na próxima sexta
feira, 2 de julho. O minucioso trabalho foi motivado depois que a SEE foi alvo
de uma operação da Polícia Civil que apurou denúncia de superfaturamento em
compras realizadas durante a pandemia em 2020.
Semanas depois da ação policial, o chefe do executivo
estadual determinou que as contas da SEE fossem passadas á limpo, e uma equipe
da Controladoria se instalou em uma sala na sede da Secretaria em Rio Branco,
para averiguar todos os pontos citados pela investigação policial.
Luiz Almir Brandão Soares, controlador geral do Estado, explicou
que a auditoria foi dividida em duas etapas e o relatório concluído refere-se à
primeira, onde estão apontados, segundo ele, indícios de não conformidades administrativas
a serem corrigidos nos processos terceirizados, referente a contratação de
pessoal, almoxarifado e setor de transportes.
“No relatório estão explícitas as irregularidades que nós encontramos
nessa primeira parcial. Foram mais de dois meses de intenso trabalho, que
aponta um resultado que, se seguido pela chefia da pasta, vai denotar segurança
nas verbas públicas e resguardar o erário público”, garante Soares.
Na segunda etapa, que começa em 5 de julho, vão ser auditadas
as ações nas áreas administrativa, folha de pagamento e gestão de escolas. A
auditoria tem respaldo jurídico por meio do despacho nº 132/21 reforçado com a portaria nº 17/21
da CGE.
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