Um conflito entre imigrantes e o Exército Peruano, pode acontecer a qualquer momento na ponte localizada na fronteira do Brasil com o Perú, em Assis Brasil, distante 310 km de Rio Branco. Cerca de trezentos imigrantes, a maioria haitianos, ocupam a ponte entre os dois países desde o último sábado, na intenção de cruzarem a fronteira para o lado peruano.
O grupo quer sair do Brasil e voltar para casa, mas está impedido pelo Exército Peruano, que montou uma barricada e colocou homens armados para intimidar e impedir que os estrangeiros avancem em direção à cidade de Inapri. O clima no local é tenso. Os estrangeiros estavam abrigados em Assis Brasil, muitos morando nos abrigos por mais de um ano, e agora, por causa da crise gerado pela pandemia, que extinguiu centenas de postos de emprego, querem retornar para seu país de origem.
O receio das autoridades brasileiras é que o grupo avance em direção ao Exército e seja recebido á bala. O governo do Acre até a manhã deste domingo não havia se pronunciado sobre a situação.
Comentários