Prefeitura de Envira informa primeira morte por covid


O Município de Envira, por meio de seu Comitê Gestor de Crise do Covid-19, conjuntamente com a Direção do Hospital Evaristo Rates, vem de público manifestar profundo pesar pelo falecimento de Dona Alba Castro na manhã deste domingo, acometida pelo Covid-19. Aos familiares, amigos e conhecidos que, assim como nós, sentimos a dor de tão súbita e indesejada partida, rogamos a Deus o conforto da fé e o consolo trazido pelas reconfortantes e boas lembranças das exemplares ações de Dona Alba junto da família e de todos com quem conviveu.
Dona Alba tinha 81 anos e lutava a tempos contra os danos de doenças  crônicas como Diabetes e Hipertensão. Nos últimos doze dias as crises de tais doenças vinham se agravando e passou a receber maiores cuidados médicos e de seus familiares. Ontem, dia 01 de agosto, teve seu quadro agravado e foi levada de imediato para o Hospital local, onde recebeu os primeiros socorros e também realizou exame e foi detectada a infecção por Covid-19. A partir daí passou a receber  intensos cuidados médicos na ala exclusiva para tratamento dos que apresentem quadro grave por afetação do Coronavírus.
 
 
Seu nível de oxigênio no sangue estava perigosamente baixo, Spo2 71% oximetria e o nível de açúcar no sangue era superior a 400 ml/dl. Houve melhora dos níveis de açúcar, mas a oximetria manteve-se em Spo2 71% mesmo com a introdução de oxigenioterapia, vindo a piorar significativamente nas primeiras horas da manhã de hoje, evoluindo para óbito por parada cardiorrespiratória, sem que houvesse tempo do resgate em UTI aérea para a Capital do Estado, cuja solicitação fora feita ontem mesmo.

Assim o número de óbitos causados pelo Covid-19 mundo afora deixa de ser apenas uma estatística e passa a ter nome e a atingir uma veterana, honrada e saudosa cidadã de nosso Município.

Comentários