Presidente do TRE-AC ministra palestra no encerramento da 2ª edição do projeto "Jovens pela Democracia"



Cerca de 65 alunos do Colégio Acreano estiveram presente no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante os dias 26, 27 e 28 participando de um ciclo de palestras do projeto "Jovens pela Democracia", realizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal. Ao todo, cinco palestras foram ministradas.

Na última sexta feira, 28, dia do encerramento do evento, a presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, discutiu com os alunos sobre a importância da ética na política. "Precisamos ter responsabilidade com o exercício da ética na vida pessoal e profissional. Ser ético, nada mais é do que fazer as escolhas corretas, escolher fazer o bem", pondera a presidente.

Na quarta-feira, 26, Aiêza Brandeira e Maydano Fernandes, servidores do Tribunal, discorreram sobre os temas "Poder Político e Organização Político-Administrativa" e "História das Eleições e Sistemas Eleitorais", respectivamente.  No dia seguinte, na quinta, 27, as servidoras Rosana Magalhães e Valéria Assis falaram sobre "Segurança da Urna Eletrônica e Fake News" e "Mesário Voluntário e participação cidadã", respectivamente.

A presidente agradeceu a participação dos estudantes e dos servidores que colaboraram com a atividade. Além disso, foram emitidos certificados e anunciado os nomes dos vencedores do concurso de redação, cujo tema foi Democracia e Ditadura. Marcelo Lima da Silva Filho, Jarnany Thakira paulimo Chaves e Darlan Cortez da Silva, fizeram as três melhores redações. O vencedor em 1° lugar foi presenteado com um tablete. Os demais receberam livros como premiação.

O ciclo de palestra faz parte do Projeto Jovens pela Democracia, cujo objetivo é fomentar a participação de jovens estudantes de ensino médio de escolas públicas de Rio Branco nos processos sócio-político-democrático.

Comentários