Acreano cria Memorial do Seringueiro em Porto Velho e espaço se torna local mais visitado de Parque




Uma cena que se tornou rara na Amazônia, um seringueiro produzindo a borracha, agora pode ser vista diariamente no Memorial do Seringueiro, inaugurado na última terça feira no Parque Circuito, em Porto Velho, Rondônia.

O espaço foi idealizado pelo ex- militar e ex-jogador de futebol, Sebastião Leitão de Araújo, o Sabiá, que reside no estado vizinho a mais de três décadas. Funcionário público aposentado, Sabiá idealizou o Memorial ainda quando trabalhava como coordenador em uma escola estadual na capital rondoniense.

O sonho se tornou realidade com o apoio da prefeitura municipal que repassou R$ 18 mil para a montagem do espaço. Poronga, tapera, faca, bisaco e todos os demais utensílios característicos do personagem que explorou a borracha na Amazônia, fazem parte da exposição.

Sabiá conta que a idéia surgiu quando ainda estava no Exército, na década de 80, período em que manteve estreito contato com seringueiros.


¨ Durante toda minha vida alimentei esse sonho. Aos poucos fui conseguindo apoio de amigos e hoje vejo a história desse herói viva e acessível para nossos jovens. Me inspirei também no Museu da Borracha e no Parque Chico Mendes, em Rio Branco, e gostaria de expandir esse projeto por todo o país¨, conta ele.

Desde que foi inaugurado, o Memorial tem sido o espaço mais visitado no Parque Circuito, um dos espaços urbanos de Porto Velho revitalizado pela prefeitura local.

A casa do seringueiro pode ser visitada todos os dias da semana, das 14 ás 19 horas, na Avenida Lauro Sodré, próximo ao aeroporto.

Comentários