Na FIEAC, superintendente afirma que quer aproximar Suframa do estado




“Queremos nos unir e participar juntos de um programa maior de desenvolvimento para toda a Amazônia”, afirma Appio Tolentino


            Em visita à Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), nesta terça-feira, 27 de novembro, o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, esteve reunido com o presidente em exercício, José Luiz Felício, e representantes da Fecomércio com objetivo de aproximar as instituições em nome de um grande programa de estímulo ao desenvolvimento de toda a Região Amazônica. “Nas últimas décadas, a Suframa se afastou muito do seu objetivo de fazer uma política de crescimento econômico para a região como um todo e se fechou muito em Manaus (AM). Quando assumi a superintendência, assumi também a missão de fazer com que a instituição estivesse mais presente nos estados”, justificou Tolentino.

            De acordo com ele, o motivo principal da sua vinda ao Acre foi visitar instituições de incentivo ao desenvolvimento, com objetivo de levantar os projetos aqui existentes no setor industrial e nas áreas de livre comércio em Epitaciolândia e Brasileia, e os projetos de maior interesse do Estado, para que a Suframa possa ajudar a colocá-los em execução. O superintendente ainda colocou sua equipe à disposição da FIEAC e Fecomércio para que seja estabelecido um polo de desenvolvimento econômico da Amazônia.


“Precisamos comprar mais e vender mais para nós mesmos, interagir mais, estreitarmos os laços com os nossos países vizinhos e, também dentro da região. A Zona Franca de Manaus não pode mais ficar isolada, sem interação econômica”, resumiu ele. “A Suframa é a casa do empresário. Não temos como fazer o desenvolvimento econômico sem a presença dos empresários, pois quem sabe o que é necessário para isso são eles”, frisou Tolentino que, na oportunidade, foi apresentado ao Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Acre, que é uma articulação que reúne diferentes setores da sociedade com o intuito de debater e alinhar, coletivamente, estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Acre.


Para José Luiz Felício, o encontro foi de grande importância e oportuno para que a voz do empresário passe a ser ouvida. “Vamos ter oportunidade de apresentar projetos que a Suframa poderá apoiar e, também, faremos uma visita aos distritos industriais para que possamos pleitear recursos para uma revitalização. E, ainda, será realizado um seminário sobre engenharia tributária em 2019. Sem dúvida, muitos empresários irão aderir. É o início de uma nova ligação do Acre com a Suframa”, comemorou.

Comentários