O juiz eleitoral da 2ª Zona, Luís Gustavo Alcalde Pinto, esteve reunido na última sexta-feira, 13, com representantes da Prefeitura de Capixaba, da Câmara Municipal e de partidos políticos para tratar do rezoneamento eleitoral ocorrido no município. A reunião aconteceu no Fórum de Capixaba, e contou com a participação da juíza titular da Comarca, Louise Santana.
O magistrado esclareceu que os 6.600 eleitores de Capixaba, anteriormente inscritos na 8ª Zona Eleitoral, com sede em Senador Guiomard, foram remanejados pela Justiça Eleitoral para a 2ª Zona Eleitoral, com sede em Xapuri. A alteração ocorreu em cumprimento às Resoluções TSE 23.422/2014 e 23.512/2017.
Na prática, não há impacto para os eleitores, já que não precisarão comparecer ao cartório ou posto de atendimento para alteração do título de eleitor. A alteração de dados já foi feita automaticamente pelo sistema da Justiça Eleitoral, e os locais de votação permanecerão os mesmos.
Todavia, é importante que o eleitor esteja atento aos números novos das seções eleitorais no dia das Eleições. Os locais estarão identificados com placas informando o número da seção a que eles pertenciam e o número novo, para evitar qualquer dificuldade na hora de localizar a sala.
"Não há nenhuma alteração substancial para o eleitor, que dispõe de posto de atendimento eleitoral no município, onde pode requerer a segunda via, caso queira. A segunda via é opcional, já que o eleitor poderá continuar votando com o título que recebeu no ato do recadastramento biométrico", enfatizou o juiz.
Outra facilidade oferecida pela Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta permite ao eleitor o acesso ao título digital com as informações referentes à seção e zona atualizadas. Segundo o juiz, apenas questões relacionadas com os diretórios municipais dos partidos, prestações de contas, bem como registro de candidaturas de eleições municipais deverão ser feitas na sede da 2ª Zona, em Xapuri.
Comentários