A Comissão de Arbitragem da Federação Acreana de Futebol colocou um policial militar entre os árbitros que irão atuar na partida que decidir o título estadual de 2018 entre Rio Branco x Galvez.
O auxiliar Márcio Cristiano aparece na escala de arbitragem ao lado do árbitro Carlos Santos e dos colegas Fábio Nascimento, Julian Negreiros e Fábio Santos.
A presença de um policial militar entre os profissionais do apito escalados para o jogo abre um perigoso precedente e afasta, do ponto de vista moral, a transparência e a lisura dos dirigentes responsáveis pela arbitragem.
O presidente da Comissão, Josemir Raulino, nâo vê qualquer problema da presença de um policial militar para atuar no jogo de um time que representa justamente a Polícia Militar do Acre.
¨ A comissão escala de acordo com a ascensão profissional durante o campeonato. Eu não tenho nada que comprove o dele ter vínculo com o Galvez. A escala dele para essa final foi uma conquista dele. A gente entende que jamais ele irá para campo com a intenção de prejudicar ou favorecerA ou B. Eu enquanto comissão não vamos cercear o direito do profissional de atuar. A gente confia nesses profissionais independente da profissão que eles exercem, já que o futebol ainda não é totalmente profissional, sobre tudo o nosso¨, disse Raulino.
O gestor do Rio Branco FC, Carlinhos Farias, procurado pela reportagem para se manifestar sobre o assunto, preferiu não polemizar e disse que vai acatar o que a comissão definiu.
O presidente do Galvez, coronel da PM Edener Franco foi mais amplo. Ele lembrou que durante as semi finais, questionou a escalação do árbitro Antônio Pinheiro no jogo em que seu time enfrentou o Atlético.
Pinheiro é funcionário da patrocinadora máster do clube, e teve sua escalação coonstestada.
¨ Naquele momento eu falei para a comissão que não queria mais um policial atuando em nossos jogos, mas a comissão manteve. Entao eu questionei. Se o Galvez aceitou a escalação de um árbitro com ligação com qualquer clube porque os outros clubes não poderiam ter? Não tenho nada contra nenhum árbitro, contra ninguém, mas acho desnecessário a escalação de um militar para essa final, mas se for igualitário, tudo bem¨, disse Franco.
Rio Branco e Galvez decide
m no domingo (8) o título estadual de 2018 em partida marcada para as 17 horas no estádio Florestão
No primeiro jogo houve empate em 2 x 2. Quem vencer fica com a taça. Novo empate leva a decisão para os penaltis.
Comentários