A Frente Popular do Acre, que governa o estado há vinte anos, apresentou nesta terça feira (28) o secretário de Segurança Pública Emylson Farias, como o pré candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, para a disputa do governo em 2018.
O ato aconteceu na biblioteca pública com a presença dos representantes dos dezesseis partidos que integram o grupo, além de deputados estaduais, prefeitos, secretários de estado e militantes.
Indicado pelo PDT, Emylson ganhou a disputa interna da FPA para a indicação, além de contar com a preferência do governador Tião Viana, que não abriu mão de colocar Farias na chapa majoritária.
Tião Viana disse que o nome de Emylson vem para confirmar a unidade e a renovação do projeto político do grupo que lidera. Segundo ele, apesar do secretário vir da área de segurança, setor do atual governo mais reprovado pela opinião pública, o estado apresenta índices que credenciam o trabalho de Farias para encarar a disputa.
¨ O culpado da violência é a droga, que é uma atribuição do governo federal que desguarnece as fronteiras, porque deixa as fronteiras abertas para a droga entrar e destruir gerações. Mas o Acre está fazendo a sua parte¨, disse o governador.
Quando foi perguntado por jornalistas sobre o que o projeto para 2018 trás de novo, Tião Viana disse que existe uma nova geração apresentada,, incluindo Marcus e Emylson e criticou a oposição.
¨ Marcus Alexandre entrou na disputa política do Acre em 2012. hoje o Emylson tá entrando nesse momento agora. é uma nova geração poltica. Agora a oposição com um discurso carimbado sem proposta pro Acre, atrasada no tempo e no espaço, que não se recicla, essa é que perdeu o bonde da história. A nossa é uma nova agenda para o futuro. Isso faz parte da construção de uma nova proposta de desenvolvimento ampliada pro Acre que a gente sonha pro futuro e que está se consolidando. É uma renovação dentro de um projeto estável e democrático que tem a decisão popular como a decisão soberana. A capacidade de se renovar tem que ser inerente a cada um de nós. Eu me renovo todos os dias¨, disse Tião.
¨ Tenho o cheiro do interior¨ afirma secretário indicado para vice
Delegado de carreira e secretário de Segurança ha oito anos, Emylson Farias (PDT) se apresentou como o nome da FPA que mais mais conhece o interior do estado. Afirmou comnhecer as vinte e duas cidades do Acre. Disse que receber ameaças todos os dias e que¨tem o cheiro do interior.
Natural de Xapurí, falou que enfrenta a criminalidade todos os dias e que na condição de vice governador, terá condições de atuar de forma mais intensa.
¨ A articulação de um vice governador é mais intensa, mais próxima. Eu vou lutar todos os dias para promover uma cultura de paz nesse estado. Sou ameaçado todos os dias e nem por isso tenho recuado. Temos a convicção que só a polícia agora é capaz de melhorar a segurança pública nesse país. Eu sou uma pessoa do interior, represento a municipalidade. Tenho cheiro do interior e as pessoas que vem de lá. Represento a frente popular de forma plural e unificada¨< destacou.
¨ O Emylson representa a valorização do PDT¨, observa Marcus Alexandre
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pré candidato da FPA ao governo do estado, elogiou a postura dos dezesseis partido do grupo ao ratificar o nome de Emylson Farias para compor a chapa ao seu lado.
Para ele, a indicação do secretário de segurança não será um fator negativo para a campanha. Marcus defendeu o nome do secretário e destacou a valorização do PDT, partido ao qual Farias é filiado, dentro da FPA.
¨ Essa questão da segurança a gente vai ter que tratar em um debate com muita responsabilidade. Nós temos uma questão que envolve o governo federal. Quando nós recebemos aqui vinte governadores, ficou claro que a necessidade de melhorar o controle das fronteiras, de evitar a entrada da droga no nosso país e pelo Acre como rota. Ficou claro também que os estados precisam de mais apoio. O Emylson tem muito a contribuir porque é um delegado, é da área, trabalha na área. Eu acho que a gente tem na segurança pública que reconhecer os nossos desafios, reconhecer que a gente tem muito que trabalhar e com as forças de segurança buscar soluções para todos os problemas e também buscar junto ao governo federal o apoio para nossas fronteiras. Nós vamos apresentar a população um plano que possa ser debatido durante a campanha com muita sinceridade, olhando no olho das pessoas e tendo o respeito em saber que a economia, a segurança com certeza são assuntos que vão está na ordem do dia dias eleições do ano que vem¨, disse ele.
Comentários