Jornalista Potiguar, Cleo Pereira,entrevista o autor do Blog e traça seu perfil em uma análise jamais feita antes.
O jornalista acriano Jairo Páscoa Barbosa, 43 anos, foi criado para dar continuidade à tarefa ininterrupta da família: sobreviver! Bisneto de cearenses que migraram para o Norte do País e se juntaram ao exército dos 'soldados da borracha', ele nasceu em Cruzeiro do Sul da união entre dona Maria Cleide e o pai que bebia, era violento e deixou a casa quando os quatro filhos do casal ainda eram crianças.
Trabalhar aos 12 foi forma que encontrou para realizar pequenos sonhos, como o de comprar leite condensado. Vendeu suco na rua, ajudou pedreiros... Na adolescência, o trabalho serviu para tirar a mãe da dura rotina de lavar roupa 'para fora'.
O acaso o levou ao jornalismo. Desempregado, com 19 anos e recém-chegado à capital do Acre, participou na TV do que imaginava, inicialmente, ser um teste para iluminador. Era para repórter. Mesmo sem qualquer experiência, foi um dos dois contratados.
Em 24 anos de profissão, já foi repórter de TV, jornal e sites; assessorou políticos e contribuiu com jornais de circulação nacional como Folha de S.Paulo e “O Globo“.
Há quatro anos parou de beber e perdeu 13 kg. Solteiro, é pai de dois filhos e faz questão de morar com a mãe. Cultiva desejos: concluir o curso de direito e continuar a escrever histórias, cada vez menos por sobrevivência e mais por prazer.
Comentários