Radialista Adelcimar Carvalho comemora 20 anos do Programa de Rádio Integração nos Esportes com corrida pedestre e torneio de seleções



Um torneio de futebol no próximo sábado (18) onde se enfrentarão as seleções de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e a equipe do Náuas,  além de uma corrida pedestre de 10 quilômetros são as atividades que marcarão a comemoração dos 20 anos do Programa Integração nos Esportes, comandado pelo radialista Adelcimar de Carvalho, na Rádio Integração FM. Desportista referência na região, Dedeu, como é mais conhecido, merece aplausos pela conquista.
Na maioria das manhãs cruzeirenses, depois do Jornal da emissora, o programa Integração nos Esportes debate o panorama esportivo nacional, regional e local nos últimos 20 anos sob comando do radialista e São Paulino Adelcimar Carvalho. Há oito anos  o apresentador tem a companhia,  quase sempre, quando o Vasco da Gama, seu time do coração não perde, como sempre brinca Dedeu,  do narrador Evenilson Souza, que é um talento descoberto pelo radialista Adelcimar Carvalho.
Exímio narrador, agora de destaque estadual, Evenilson Souza, é uma grata descoberta do titular do programa que numa de suas andanças pelo município de Porto Walter, acompanhando a seleção cruzeirense de futebol, descobriu um garoto narrando um jogo. O boca de ferro estava fixado numa haste de bambu e do galho de uma goiabeira o garoto dava seu show particular que despertou a atenção do experiente radialista.
Quando a Rádio Integração começou a fazer as transmissões esportivas do campeonato cruzeirense e depois do acreano tinha que trazer de Rio Branco os narradores Zezinho Melo e Deize Leite. Em 2.009 o cruzeirense Jairo Barbosa também colaborou. Adelcimar, então, mostrou a direção da emissora a necessidade de contratar um narrador esportivo, sempre lembrando o talento do garoto de Porto Walter.
Numa das viagens para transmissão dos jogos do Náuas, dentro do avião,  Adelcimar lembra que houve uma feliz coincidência de encontrar o garoto Evenilson que estava indo para Rio Branco representar o município de Porto Walter numa programação do Conselho de Cultura. Convidado à comparecer ao estádio Evenilson teve a oportunidade, dada pelo narrador Jairo Barbosa, a pedido de Adelcimar, de transmitir os últimos cinco minutos do primeiro tempo da  partida.
“ Imediatamente, com o início da narração, o diretor da Rádio Integração, Francisco Melo, ligou e perguntou quem estava narrando e mostrou o interesse em contratar o mesmo. O jogo foi no domingo e na semana seguinte ele compareceu a emissora e até hoje faz parte da equipe esportiva nos presenteando com as suas brilhantes narrações”, lembrou.
Adelcimar  ressalta que 20 anos de um programa de Rádio no interior do Estado é uma conquista que precisa ser comemorada porque não é comum um programa se manter por tanto tempo. Ele  aproveita para agradecer os colaboradores e patrocinadores e também a audiência dos desportistas e ouvintes, responsáveis pela manutenção do programa por tanto tempo.
“ Estamos chegando a essa importante marca, graças a Deus, pelo trabalho de uma boa equipe que tem profissionais de qualidade, como o narrador Evenilson Souza, que veio de Porto Walter, o Jonas Rocha, um garoto de Cruzeiro do Sul que está se incorporando à equipe e o comentarista Denir Carvalho que juntos comigo estamos nesta luta pela melhoria do esporte e do futebol no vale do Juruá”, destaca Dedeu.
Ao lembrar do tempo que passou Dedeu afirma que a equipe viveu e  continua tendo momentos de muita alegria no exercício da atividade que é muito salutar e sadia pela razão de fazerem o que gostam e apesar de não ter um retorno financeiro o que fazem é pelo amor ao esporte e com o objetivo de dar destaque as competições da zona urbana, rural e dos demais municípios.
“ Tivemos no passado programas de destaque na Rádio A Voz do Náuas, sob o comando do narrador Edmar Bezerra, depois com o experiente radialista Nonato costa, profissionais da mais alta qualidade na comunicação do vale do Juruá. Em seguida iniciamos o programa na Rádio Integração que sobrevive nestes últimos 20 anos graças a audiência dos nossos ouvintes a quem muito agradecemos”, agradeceu.
Adelcimar Carvalho destaca que nestes últimos 20 anos o Programa Integração nos Esportes registrou a maioria das conquistas do esporte cruzeirense, com destaque para o bi-campeonato da Copa Amadora, pela equipe de Bairro do Alumínio (1.999-2000); vitória da seleção de Cruzeiro do Sul, na primeira Copa de Futebol de Areia, em Rio Branco; ascensão do Náuas ao futebol profissional, inclusive com a narração de todas as partidas pela equipe de esportes da Rádio Integração; conquista do campeonato Estadual de Futsal pela equipe do Big-Bran, na Segunda Divisão e em seguida da Primeira Divisão, em 2.016, conquistando o direito de representar o Acre na Liga Norte.
“ Infelizmente o Náuas caiu para a Segunda Divisão e agora passa por um trabalho de reorganização feita pelo diretor de futebol e técnico Zacarias que trabalha para recolocar a equipe novamente na elite do futebol acreano. A equipe do Big-Bran, campeã no Futsal Acreano na Segunda Divisão, depois ascendeu a Primeira Divisão e em 2.016 também foi campeã e representou o Acre na Liga Norte no ano passado, são conquistas importante que precisam sempre ser relembradas”, disse.
Na avaliação de Adelcimar a construção do Arena do Juruá foi um investimento que atendeu insistentes pedidos ao governo do Estado no passado. Ele faz um agradecimento especial aos ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, ex-vice-governador e atual deputado federal César Messias, que viabilizaram a obra, mas lamenta que depois de pronta não houve por parte do Estado um carinho com tão grandioso patrimônio do povo do Acre e do Juruá.
“ Tivemos a construção do Arena do Juruá, mas infelizmente após a construção não houve o carinho devido do poder público e a obra foi abandonada. Hoje, um trabalho voluntário do presidente do Náuas, Zacarias, recupera o gramado do estádio que foi praticamente destruído. Lamentamos por isso e pedimos que o governo do Estado possa garantir apoio para a recuperação do belo estádio”, ressalta.
Dedeu lamenta também a reforma realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul nas instalações do estádio O Cruzeirão, que na sua avaliação engrandeceu a praça esportiva, mas foi um trabalho que teve muitos problemas durante sua execução, sofreu várias paralisações, foi finalizada as pressas no final do ano passado, mas o gramado não ficou da maneira que era porque antes se tinha o melhor gramado da região.
“ Atualmente não tem condições de jogo no estádio O Cruzeirão porque o gramado não oferece condições, além do que parte do muro caiu e o estádio ainda não pode ser utilizado. Queremos que estas duas praças esportivas sejam tratadas com mais carinho pelo poder público para que sirvam realmente à finalidade que foram construídas, principalmente o Cruzeirão”, avalia.
Apesar dos problemas Dedeu avalia que a reforma do estádio Cruzeirão ficou muito bonita, mas o poder público terá que arranjar recursos para fazer alguns ajustes na obra porque é uma praça esportiva no centro da cidade que facilita a presença do torcedor devido o fácil acesso aos bairros.  “ Espero que a nova gestão olhe a situação do Cruzeirão com muito carinho e dote o estádio das condições necessárias porque é um patrimônio que atende muito bem nossa população”, disse.
Ao avaliar o atual momento do esporte na região do vale do Juruá, Dedeu destaca que nos municípios da região evoluiu muito, ao citar como exemplos Porto Walter e Rodrigues Alves, onde o esporte está presente nas comunidades o que uma situação muito saudável. Ele  destaca a importância do apoio dos executivos dos municípios para o crescimento e valorização do esporte que muito contribuiu com a juventude.
“Lamentavelmente tivemos o rebaixamento do Náuas no futebol profissional, mas entendo que é preciso um trabalho árduo de todos para resgatar e recuperar o Náuas num trabalho conjunto dos prefeitos da região porque o Náuas não é mais apenas uma equipe de Cruzeiro do Sul, mas com certeza uma equipe que representa o vale do Juruá”, avalia.
Nestes últimos 20 anos muitos craques passaram pelo futebol de Cruzeiro do Sul, lembra Adelcimar Carvalho, que destaca atualmente um garoto que está nas categorias de base do Londrina e como ele, no passado, o titular do programa lembra de atletas do nível de Davi, Bergson, Ramom e Chico da Pepita, que se tivessem tido na juventude oportunidade de sair para os grandes centros tinham com certeza se destacado no futebol brasileiro pela qualidade que apresentavam.
“ Está na hora de trabalharmos esse apoio e estruturar equipes para que possam se profissionalizar e garantir a oportunidade aos nossos talentos que não são poucos no futebol. O esporte tem muita importância para a juventude sendo necessário começar a se pensar a estruturar equipes de futebol, com apoio do poder público e da iniciativa privada, para se descobrir e revelar talentos para o futuro”, disse.
Ao destacar a programação comemorativa que terá uma corrida pedestre com três faixas etárias, nas categorias masculino, feminina e master e um quadrangular de futebol com as seleções de Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves e o Náuas que representará Cruzeiro do Sul, Dedeu destaca ainda que se vai comemorar as conquistas do bairro do Alumínio com  um amistoso da equipe máster contra a seleção de Tarauacá.
“ Peço desculpas aos desportistas do voleibol, handebol, futsal e basquete – porque não houve condição de fazer uma programação com mais categorias. Será realizada uma corrida pedestre, nas categorias feminino e masculino e máster, um quadrangular com as seleções de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e o Náuas que representa Cruzeiro do Sul e o amistoso entre a equipe máster do bairro contra a seleção de Tarauacá”, disse.
O trabalho do técnico e dirigente da equipe do Náuas, o treinador Zacarias, é destacado por Adelcimar que avalia que ele é uma pessoa que investiu e tem a maior qualificação teórica do Acre. Ele faz um resgate do Náuas que no passado teve uma administração desastrosa e prejudicou a equipe. “ Muito embora ainda não tenha conseguido frutos desse trabalho ele está resgatando a equipe do Náuas, aos trancos e barrancos, com muito esforço dele e da esposa e espero que ele possa ter mais apoio de outras pessoas no comando do Náuas”, destacou.
As inscrições para as atividades esportivas da comemoração do Programa Integração nos Esportes estão sendo feitas na sede da Rádio Integração e  será de dois quilos de alimentos que serão doados a Campanha Juruá Solidário.

Comentários