O Sindicato dos Soldados da Borracha que atualmente funciona no histórico prédio do Relógio em Porto Velho - edifício da antiga Administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, contará em breve com novo espaço localizado na Rua Henrique Dias, na região Central de Porto Velho.
Na manhã desta quinta-feira (03), o superintendente da Setur, Júlio Olivar, foi convidado pela secretária-geral do Sindicado dos Soldados da Borracha, Eliana Menezes a conhecer o espaço que além de abrigar a sede administrativa do sindicato também será aberto à visitação turística, com exposição de grande parte do acervo histórico de Rondônia.
A reforma do local que foi doado pelo Governo do Estado já se encontra na reta final e dentro de poucos dias estará aberto também para visitação com exibição permanente de equipamentos utilizados pelos soldados e exposições itinerantes.
Júlio Olivar destacou a necessidade de se preservar a história dos soldados da borracha na Amazônia, pois representa a identidade do Estado. “O espaço tem grande potencial para se tornar mais um ponto turístico da capital, recebendo inclusive estudantes para conhecer in loco a história de Rondônia”, enfatizou Júlio.
O Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia abrange também os estados do Amazonas, Acre e Pará atuando em prol dos trabalhadores que desbravaram a selva amazônica e agora contará com o apoio da Superintendência Estadual de Turismo na divulgação e valorização destes ícones históricos.
Comentários