Uma erosão que comprometeu mais de meia pista da BR 364, no
interior do Acre mostra que o DNIT estava certo quando afirmou que o governo
daquele estado devolveu a rodovia em péssimas condições.
No inicio da semana, um deslizamento da BR na altura do km
06, saindo de Sena Madureira (distante 144 km de Rio Branco), em direção a
Manoel Urbano (próxima cidade no eixo do BR), prova que de fato, a rodovia
nunca foi tão bem cuidada como afirma o governo petista do Acre.
No trecho onde ocorreu a erosão, na região do igarapé Cajazeira,
houve um grande cúmulo de água em decorrência das fortes chuvas e a barragem
não suportou, cedendo e abrindo um grande
buraco na pista.
Só um veículo por vez consegue passar pelo trecho e os
riscos aumentam porque o solo continua cedendo. A BR 364 é a única ligação via
terrestre entre a capital Rio Branco e os mais importantes municípios do Acre,
localizados nas regiões do Purus e Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul.
Agora, como o governo de Tião Viana (PT), já devolveu a
responsabilidade sobre a rodovia para o DNIT, a manutenção fica a cargo do
órgão federal. Na semana passada, o superintendente do DNIT para Rondônia e
Acre, Sérgio Augusto Mammany, declarou que o governo do Acre entregou a BR em
precárias condições, mas o governo do estado vizinho se apressou em tentar
desmentir o superintendente.
A erosão reforça a tese do DNIT, mas não será nenhuma
surpresa se ainda hoje, o governo acriano não emitir uma nota se eximindo mais
uma vez da responsabilidade. Desde 2002 quando assumiu a manutenção da 364, o
governo do Acre gastou quase R$ 2 bilhões na rodovia.
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