BR 364: O DNIT estava certo; no interior do Acre a rodovia se desmoronou


Uma erosão que comprometeu mais de meia pista da BR 364, no interior do Acre mostra que o DNIT estava certo quando afirmou que o governo daquele estado devolveu a rodovia em péssimas condições.


No inicio da semana, um deslizamento da BR na altura do km 06, saindo de Sena Madureira (distante 144 km de Rio Branco), em direção a Manoel Urbano (próxima cidade no eixo do BR), prova que de fato, a rodovia nunca foi tão bem cuidada como afirma o governo petista do Acre.

No trecho onde ocorreu a erosão, na região do igarapé Cajazeira, houve um grande cúmulo de água em decorrência das fortes chuvas e a barragem não suportou, cedendo e abrindo um grande  buraco na pista.

Só um veículo por vez consegue passar pelo trecho e os riscos aumentam porque o solo continua cedendo. A BR 364 é a única ligação via terrestre entre a capital Rio Branco e os mais importantes municípios do Acre, localizados nas regiões do Purus e Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul.



Agora, como o governo de Tião Viana (PT), já devolveu a responsabilidade sobre a rodovia para o DNIT, a manutenção fica a cargo do órgão federal. Na semana passada, o superintendente do DNIT para Rondônia e Acre, Sérgio Augusto Mammany, declarou que o governo do Acre entregou a BR em precárias condições, mas o governo do estado vizinho se apressou em tentar desmentir o superintendente.

A erosão reforça a tese do DNIT, mas não será nenhuma surpresa se ainda hoje, o governo acriano não emitir uma nota se eximindo mais uma vez da responsabilidade. Desde 2002 quando assumiu a manutenção da 364, o governo do Acre gastou quase R$ 2 bilhões na rodovia.


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