Programa Senac Móvel capacita alunos no interior do Estado


Unidades Móveis do Senac iniciaram, no último dia 17, suas atividades no interior do estado levando educação profissional a milhares de pessoas. O primeiro município a receber o programa Senac Móvel do segmento de Moda e Beleza foi Rodrigues Alves, distante cerca de 700 quilômetros da capital Rio Branco. A carreta-escola abriu três turmas com 20 alunos no curso de cabeleireiro, 20 alunos no curso de maquiador e 20 alunos no curso de manicure /pedicure.

Para o município de Feijó, a aproximadamente 362 quilômetros da capital acreana, foi enviada a unidade móvel do segmento de gastronomia que deu início a turma de 40 alunos no curso de bolos e tortas e mais 20 alunos no curso de técnicas de pizzaiolo. O numero de vagas pode ser ampliado, chegando a mais 60 alunos no decorrer de sua estada.


Bujari, município mais próximo de Rio Branco, distante cerca de 30 quilômetros, recebeu a unidade móvel do segmento Gestão/Informática ofertando o curso de operador de computador com turmas no período da manhã, tarde e noite, totalizando 60 alunos. Ao total, as três unidades móveis ofertaram 120 vagas podendo dobrar essa oferta enquanto sua permanência nos munícipios objetivando criar oportunidades gratuitas de qualificação profissional à população de baixa renda.

As unidades móveis do Senac reforçam a interiorização da Educação Profissional, principalmente onde não há estrutura física para democratização do saber. A iniciativa é fruto de parcerias com as prefeituras dos municípios que viabilizam a entrada e funcionamento das unidades. Todas as unidades possuem modernos laboratórios com equipamento de ultima geração possibilitando desenvolvimento maior nas habilidades de cada aluno.

O diretor regional do Senac em exercício, Abrão Maia, ressaltou a importância da chegada das unidades nos municípios. “Temos ampliado sistematicamente nossa oferta de vagas em cursos da educação Profissional e para nós é uma conquista chegar com essas unidades móveis em municípios que a bem pouco tempo eram isolados via terrestre, um desafio superado. Agora nosso objetivo é capacitar o maior número de pessoas e que elas possam ingressar no mercado de trabalho que é cada vez mais exigente e competitivo”, destaca Abrão.

Em 2014, o Programa Senac Móvel já atendeu as cidades de Sena Madureira, Plácido de Castro, Xapuri, Feijó e Tarauacá, capacitando mais de 400 pessoas. O objetivo é levar a infraestrutura pedagógica do Senac e oportunidades de qualificação profissional aos municípios onde a instituição não possui estrutura física.

Comentários