Diariamente, uma equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) sobrevoa Porto Velho, auxiliando a Polícia Militar (PM) nos trabalhos de rotina da segurança pública. Em 20 dias de operação, o helicóptero “Falcão II” apoiou 10 ocorrências policiais no município.
“O deslocamento é rápido para qualquer área da cidade e, do alto, a visualização que temos facilita o acompanhamento de carros e motocicletas ou mesmo pessoas que estejam em fuga”, disse o major Eduardo Antônio Leal, piloto e integrante da equipe NOA.
Entre as ações que a equipe participou, o major Leal citou o atendimento para resgatar um integrante do Jipe Clube de Rondônia, que passou mal durante o percurso no Sul do Amazonas, entre Humaitá e Lábrea. “Recebemos o chamado solicitando apoio; dirigimos-nos para a região e localizamos a vítima, porém, o transporte dela foi com o helicóptero do Exército”, relatou.
Em recente operação, ocorrida na sexta-feira (28), no Bairro Cohab, Zona Sul de Porto Velho, a ação conjunta do NOA e da PM evitou o roubo de uma motocicleta. A vítima da tentativa de assalto, Aílton Mendes da Silva, elogiou o trabalho conjunto realizado pelos policiais do 1º Batalhão e a equipe de Operações Aéreas.
“Em poucos minutos os policiais chegaram, logo em seguida, o helicóptero. Foi uma cena de filme, as viaturas por terra estavam sendo informado pela equipe de policiais no helicóptero, o cerco foi feito e um dos menores aprendido escondidos dentro de um quintal. Não teve como fugir o helicóptero permaneceu em cima sinalizando o local aonde o menor se encontrava”, contou Aílton Mendes.
De acordo com a CB PM Elizabete de Oliveira, comandante da viatura que atendeu ao chamado, a ação conjunta foi fundamental para a apreensão de um dos assaltantes – identificado na delegacia, constatou-se que era adolescente (menor em conflito com a Lei). “As informações transmitidas pela equipe do NOA foram importantes para a apreensão do menor. Durante a perseguição, eram repassadas à guarnição a localização do infrator e o trajeto que deveríamos percorrer”, disse.
“A visibilidade que se tem em uma aeronave é impressionante, eu mesma pude conferir em um voo que realizei no fim de semana. No ar é possível ver até mesmo uma placa de um veículo”, destacou a CB PM Oliveira. Segundo o major Leal, “é dificílimo fugir de uma situação que tenha o apoio aéreo”.
Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o investimento na frota aérea foi de grande importância para o desempenho do sistema de Segurança Pública.
Fonte
Texto: Arian Oliveira e Carlos de Lima
Fotos: NOA
Decom - Governo de Rondônia
Comentários