Como ha muito não acontecia, a maior cidade de Rondônia, Porto Velho ficou isolada do país na noite da última quinta feira (12) por causa de um protesto que fechou por mais de duas a BR 364, no km 710, distante 5 km do perímetro urbano da cidade, sentido Candeias do Jamarí.
A rodovia foi bloqueada por cerca de 250 moradores da comunidade resnacer onde no mesmo dia, equipes da Eletrobrás cortaram 100% da rede de energia elétrica, que era clandestina, segundo a concessionária.
Usando pneus, pedaços de madeira e blocos em alvenaria, os manifestantes fecharam o trecho e atearam fogo para evitar que algum motorista mais afoito se arriscar em furar o bloqueio.
Os moradores exigiam a religação da rede e pediam ainda a presença de um representante da concessionária. Segundo ele, os operários que estiverma no bairro, levaram inclusive postes comprados pela associação de moradores.
Enquanto uma quilométrica fila de carros aumentava nos dois sentidos, agentes da PRF negociavam a liberação da via, mas somente após uma hora, os manifestantes liberam um dos trechos, alternando a passagem de ambos os lados.
Alunos de um faculdade localizada bem em frente onde ocorreu o manifesto nao conseguiram chegar a tempo para assistir as aulas.
Motoristas mais nervosos chegaram a ensaiar uma tentativa de furar o bloqueio e os ânimos ficaram exaltados, mas foram contidos pela PRF. Só por volta das 22 hs é que a rodovia foi desbloqueada com a ameaça de voltar a ser interditada durante o carnaval, caso a rede elétrica não seja restabelecida nas próximas 24 horas.
Comentários