Agentes de endemias atuam para combater criadouros do mosquito transmissor da doença

A presença de focos do mosquito transmissor da dengue foi confirmada em cinco bairros da zona leste de Porto Velho, onde as equipes de endemias atuaram na semana passada. Os agentes encontraram criadouros do aedes aegypti em grande escola e iniciaram o trabalho de combate para eliminar os focos e impedir a proliferação. A existência dos focos foi confirmada pelo supervisor geral de controle da dengue em Porto velho, Elias Rodrigues, que inclusive relacionou os bairros.

Segundo ele, as equipes encontraram a existência do mosquito nos bairros Eldorado, Ulisses Guimaraes, Marcos Freire, São Francisco e Jardim Santana, todos no setor leste da capital.

Segundo Rodrigues, nesses bairros era alta a incidência do transmissor, onde vários casos da doença foram confirmados. Depois de identificar o criadouro, explicou o coordenador, as equipes iniciam o trabalho de combate, exterminando os focos e identificando as áreas. Nesses locais o índice foi considerado altíssimo, o que desencadeou o inicio de uma operação de combate.

Durante toda essa semana, segundo Rodrigues, as equipe irão intensificar o trabalho de campo principalmente no entorno dos bairros onde os focos foram identificados. A Secretaria de Saúde, por meio do setor de epidemiologia, ainda não fechou o levantamento da situação atual da doença na capital, mas desde o inicio de janeiro, vários casos já foram confirmados.


Comentários