Tentativa de fuga no presídio Urso Panda termina com detento ferido a bala
Na madrugada desta quinta-feira (23), dez detentos que cumprem pena no presídio Edvan Mariano Roseno, o Urso Panda, em Porto Velho, tentaram uma figa em massa,frustrada pela ação dos agentes que estavam de plantão.
Segundo o relato do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia, Anderson Pereira, a tentativa de fuga envolveu presos das celas A3 e A6 da carceragem I. Um dos agentes que fazia a ronda percebeu que os presos estavam fora das celas e avançavam em sua direção. Para resguardar sua integridade física, ele sacou a arma que portava e atirou; o detentos se jogaram ao chão para depois retornarem para as celas.
O restante de equipe plantonista ouviu o disparo e correu para auxiliar o colega. Com a situação controlada os agentes realizaram uma vistoria na área das celas e encontraram duas grades cerradas e um preso ferido pelo disparo de arma de fogo.
No momento da ação dos presos apenas sete agentes faziam a guarda dos 783 presos que cumprem pena na unidade, um efetivo reduzido, segundo o sindicato.
Ontem pela manhã, os agentes realizaram um movimento de paralisação das atividades no presídio cobrando a contratação de mais agentes.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça de Rondônia confirmou a ocorrência na unidade, porém disse que no plantão estavam dezoito agentes, contingente negado pelo Sindicato.
Comentários