Decreto de emergência abrange dez bairros atingidos pela cheia




Ás 11:46 minutos desta segunda-feira (13), o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), assinou o decreto de nº 513 que declara situação de emergência nas áreas do município de Rio Branco afetadas pela enchente.O decreto passa a vigorar a partir de amanhã e inclui os bairros Adalberto Aragão, Airton Sena, Baixada da Habitasa, Cidade Nova, Cadeia Velha, Terminal da Cadeia Velha, Seis de Agosto, Triângulo Novo, Taquari e Base.A situação de emergência é decretada quando a prefeitura esgota sua capacidade de arcar com o ônus causado pela enchente. O índice de chuvas para o período contribuiu para a situação em Rio Branco, que recebeu nos treze primeiros dias de abril, 276,2 mm de chuvas, quase o dobro do previsto para todo o mês.Na manha de hoje o rio Acre apresentava 15,38 m superando a cota de transbordamento. No ultimo dia o rio atingiu os 14 metros, limite da cota de transbordamento e não mais apresentou sinal de vazante.
Mais de trezentas famílias desalojadas
O prefeito confirmou os números oficiais da situação causada pela enchente em Rio Branco. Pelo que foi levantado pela Defesa Civil, cento e oitenta famílias estão abrigadas no Parque de Exposição e outras cento e cinqüenta e cinco foram removidas para casas de parentes. Como o Parque esgotou sua capacidade para abrigar desalojados, a prefeitura vai preparar abrigos no ginásio do SEST/SENAT, localizado próximo ao Parque de Exposição.
Prefeitura solicita doação de alimentos
Ao lado do vice prefeito e do coordenador da Defesa Civil, Cel. Gilvan Vasconcelos, o prefeito Raimundo Angelim convocou a população a entrar na campanha de auxilio aos desabrigados. Ele pediu aqueles que possam colaborar com a doação de alimentos não enlatados, como arroz, feijão, bolacha, açúcar e outros alimentos que podem ser entregues no Quartel do Corpo de Bombeiros.
Equipes trabalham 24 horas
Composta por duzentas e nove e duas pessoas, a equipe da prefeitura municipal trabalha 24 horas na assistência aos atingidos pela cheia. Hoje quinze caçambas estão sendo utilizadas no transporte e apoio e outros dezesseis caminhões chegam para reforçar a frota. Vinte barcos estão á disposição das equipes e ainda esta semana, segundo o prefeito, outros equipamentos e equipes de voluntários devem reforçar o trabalho de apoio ás famílias.

Comentários