Festival do Amendoim 2008 movimenta Senador Guiomard


Cultura chegou pelas mãos dos japoneses há décadas e hoje é fonte de trabalho e renda para dezenas de famílias


A tradicional cavalgada pela cidade abriu, ontem, a edição 2008 do Festival do Amendoim de Senador Guiomard. A festa vai até o domingo, 29, e terá várias atrações no parque de exposição da cidade. Para degustação, os pratos que levam amendoim é uma excelente pedida. O amendoim se constitui hoje em mais uma alternativa de renda para mais de cem agricultores. O desenvolvimento da cultura vem sendo fomentado pelo Governo do Acre, Sebrae e Prefeitura local. A cultura foi implantada pelos imigrantes japoneses no começo do século passado.
Uma variedade de pratos com e à base de amendoim estão sendo servidos em cerca de vinte barracas de comida típica. Há pratos que chamam a atenção, como o já conhecido pirarucu à casaca com amendoim e o bolo de macaxeira e amendoim.
A cultura do amendoim se expande em Senador Guiomard. Atualmente, de acordo com o Sebrae, pelo menos 100 famílias já estão diretamente envolvidas com a lavoura e o número de agricultores interessados não pára de crescer. De acordo com informe da Prefeitura de Senador Guiomard o evento tem dois objetivos: proporcionar a transmissão de conhecimentos e a oferta de lazer e entretenimento.
No Brasil, o amendoim teve importância econômica expressiva na indústria de óleos vegetais comestíveis, para o mercado interno e para exportação, até a década de 70. Desde a década de 90, a cultura do amendoim vem passando por uma fase de expansão e transformação tecnológica, motivada pelo aumento do consumo de produtos para alimentação humana, no mercado interno e pela ampliação da exportação. A conquista e a expansão do mercado de amendoim estão intimamente ligadas à melhoria de qualidade do produto. Em janeiro de 2001, foi lançado o Pró-Amendoim, um programa de auto-regulamentação, que objetiva melhorar a qualidade do produto in natura e industrializado, no Brasil.
texto: Edmilson Ferreira
Fotos: Gleilson Miranda

Comentários