Vereador defende contratação de jornalistas para a câmara de Rio Branco

No plenário estavam apenas quatro vereadores, mas nem por o isso, o vereador Astério Moreira (PSB), deixou de apresentar nesta quarta-feira, um projeto de resolução que sugere a criação da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Rio Branco.

Durante dez minutos, Astério usou a tribuna da casa para justificar a iniciativa, e recebeu o apoio do colega Márcio Oliveira (PTN), que em um aparte, disse que apoiará o projeto.

Pela proposta de Moreira, a câmara seria obrigada a contratar dois jornalistas para assumirem a assessoria de imprensa da casa e divulgarem as ações do legislativo municipal. Esses jornalistas receberiam salários de acordo com o piso da categoria, e teriam como função ainda, alimentar o site da casa na internet.

A Assessoria seria dirigida por um jornalista auxiliado por outro profissional da área. O coordenador receberia um salário em torno de R$ 5.200, referente a quarto pisos (o piso salarial do jornalista acreano é de R$ 1.321,50) e seu auxiliar teria um salário de três pisos.

“ Dinheiro disponível para isso há. O que não se pode mais admitir é que a câmara continue sem esse serviço que é fundamental para nossas atividades. A gente precisa divulgar muitas coisas aqui e ficamos sem ter como levar isso ao conhecimento da população. Temos jornalistas qualificados, preparados para essa função, por isso creio que esse projeto seja aprovado por maioria”, prevê Astério.

O vereador observou porém que o critério de escolha dos profissionais para os cargos deva ter a participação do Sindicato dos Jornalistas do Acre, o Sinjac, que pode auxiliar nesse processo. Porém, a forma de escolha dos jornalistas ainda não está definida.

O projeto segue agora para as comissões e deve ser votado já na próxima semana.

Comentários