Prefeitura de Sena vai construir pólo Moveleiro

Uma antiga reivindicação dos proprietários de serrarias e trabalhadores do setor moveleiro no Vale do Yaco finalmente vai ser atendida. Ontem durante uma reunião em Sena Madureira, o prefeito Nilson Areal (PR), recebeu o presidente do Iteracre, Felismar Mesquita, o Secretário da Floresta, Carlos Ovídio e a presidente do IMAC, Cleisa Cartaxo, que juntos vistoriaram o local onde o Pólo será construído.
A ida dos três secretários á Sena Madureira atendeu a um pedido do prefeito, que tem pressa em iniciar as obras, porque o dinheiro já está disponível na conta da prefeitura. O Pólo será construído no km 02 da Br 364 saindo de Sena para a capital.
Durante anos inteiros, os donos de serrarias e trabalhadores do setor, reivindicaram do poder público municipal uma política de atenção para o fortalecimento do setor moveleiro, e agora serão atendidos.
A reunião com os secretários foi prestigiada por vereadores da cidade, representante do Ministério Público Estadual e vinte proprietários de serrarias.
Depois da vistoria ao local, IMAC e Iteracre irão emitir as licenças necessárias para o inicio das obras. Os empresários do setor da madeira disseram que a situação das empresas hoje é preocupante, porque nos últimos meses quatro fecharam as portas e outras estão operando no vermelho há meses. Eles ainda enfatizaram que por causa da crise, a madeira para construção de casas chegou a ficar escassa na cidade. Sem licenciamento para explorar, os empresários foram obrigados a demitir funcionários o que fez aumentar a crise.
Outro ponto levantado pelo grupo foi menos burocracia na liberação das autorizações para retirada e comércio da madeira.
Para o prefeito Nilson Areal a construção do Pólo irá por fim á crise instalada no setor. A prefeitura tomou á frente, elaborou o projeto e buscou a parceria com o governo do estado para fortalecer a economia por meio da concentração das empresas em uma mesma área, observou Areal.
A presidente do Imac pediu aos empresários que agilizem a regulamentação da documentação das empresas, o que vai permitir mais agilidade na solicitação das licenças emitidas pelo órgão.
Durante a reunião ainda foi sugerida a criação da Associação de Serrarias e Movelarias da cidade. Ágeis e organizados, os empresários criaram ontem mesmo a entidade e agradeceram a atenção dispensada pelo município e governo do estado que por meio de mais uma parceria, confirmaram o compromisso com desenvolvimento sustentável.

Comentários